Capital Inicial se apega à gravação de show acústico e lança faixas inéditas do álbum que reposicionou o grupo
09/08/2025
(Foto: Reprodução) A banda Capital Inicial adiciona as músicas '1999' e 'Belos e malditos' ao repertório do álbum 'Acústico MTV', lançado com 14 faixas em 2000
Fernando Schlaepfer / Divulgação
♫ ANÁLISE
♬ Ao longo da década de 1990 e na primeira metade dos anos 2000, lançar álbum ao vivo e DVD com a gravação de show acústico chancelado pela então poderosa MTV era jogada de marketing a que muitos cantores e grupos recorriam para revitalizar discografias em queda livre no mercado. Nem sempre funcionava. Mas geralmente dava certo e, sob tal prisma, ninguém se deu melhor do que o Capital Inicial.
Gravado em março de 2000 e lançado em maio daquele ano, o Acústico MTV do Capital Inicial não somente reposicionou a banda brasiliense dos anos 1980 na cena brasileira de pop rock, como ampliou o público do grupo do vocalista Dinho Ouro Preto.
Por isso, faz sentido que a banda esteja apegada aos 25 anos desse lançamento que simbolizou ponto de virada na trajetória do grupo. Além de show comemorativo da efeméride, em rotação pelo Brasil, o Capital Inicial lança edição deluxe do Acústico MTV com duas faixas inéditas, retiradas das fitas da gravação feita em teatro de São Paulo (SP).
As músicas adicionadas às 14 faixas originais são Belos e malditos e 1999. Belos e malditos foi apresentada pelo grupo no álbum Todos os lados (1990), quando a carreira do Capital Inicial já perdia o impulso inicial do biênio 1986/1987. Belos e malditos tem letra escrita por Renato Russo (1960 – 1996). A música também é assinada por Alvin L, Bozzo Barretti, Dinho Ouro Preto e Loro Jones.
Já 1999 é parceria de Dinho com Alvin L apresentada pelo Capital Inicial no álbum Atrás dos olhos (1998), lançado dois anos antes do acústico, quando a banda amargava período de baixa visibilidade.
Enfim, embora ambas as faixas adicionais não alterem o status e o peso final do Acústico MTV do Capital Inicial, as duas gravações então perdidas têm certo valor documental.